O CRISTÃO PRECISA VENCER A SEGUNDA-FEIRA
ESTE É UM ESBOÇO DE MENSAGEM
A LARGURA, O COMPRIMENTO, A ALTURA E A
PROFUNDIDADE DA PALAVRA DE DEUS
Amados
irmãos, a paz do Senhor Jesus esteja com todos. Peço aos irmãos a sua máxima
atenção para a compreensão desta palavra e o seu pleno entendimento pelas
misericórdias do Espírito Santo.
Abra
a sua bíblia no livro de Efésios 6.13 onde
partilharemos a palavra de Deus. “Por
isto vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao dia mau e
permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”.
Irmãos, algo tem me incomodado nos últimos tempos quando falamos a respeito da igreja de Cristo. Temos visto o poder de Deus operar nas igrejas, nas casas, nas ruas, através dos meios de comunicação. Há igrejas com 3 cultos por dia, outras com dois, um de manhã e outro à tarde, onde a palavra é ministrada visado a transformação de vidas, porém há uma controvérsia bastante preocupante: “Em muitos casos, mesmo com tudo isto, não há transformação de vidas”. Aos domingos, milhares de pessoas vão às igrejas, louvam a Deus, ofertam inclusive, ouvem a palavra e temos a oportunidade, por alguns momentos, de vê-los diferentes. Felizes, livres (ou libertos), cheios da presença de Deus, mas, por alguns momentos. Há um inimigo a ser enfrentado por todos nós, preciso, infalível, talvez o único que todos nós, de certa forma, desejamos que chegue, até que o Senhor volte. Seu nome: SEGUNDA-FEIRA! É impressionante, como algumas pessoas que cantaram, pularam, louvaram, choraram, foram libertas, transformadas, etc., no domingo, aparecem na segunda-feira, cansadas, desanimadas, e até sem fé. A palavra ouvida no domingo perdeu todo o seu efeito.
Isto me incomodou de tal maneira, que me senti obrigado a buscar em Deus uma resposta. Questionar com o Senhor o porquê desta situação. Será que os pregadores não estão pregando direito? (será que eu não estou pregando direito?). E falando com Deus recebi uma primeira instrução da sua parte, a qual vou dividir com os irmãos.
O
Senhor me mostrou quatro tipos de pessoas dentro da igreja e que recebem a
palavra em consequentes quatro níveis diferentes.
1.) Pessoas que recebem a palavra de
forma Física. - Estas são aquelas que
vêm para a igreja e de forma superficial possuem atitudes características
idênticas, elas pulam, cantam, dançam e etc., porém não passa disto, o culto
não passa de um momento de descontração.
2.) Pessoas que recebem a palavra de
forma Emocional. - Estas são aquelas que estão na
igreja e vivem intensamente o culto. São tocadas pela palavra de forma muito
especial e têm o seu status emocional extremamente elevado. Vemos estas pessoas
nas igrejas, chorando, rindo, porém não vão além disto.
3.) Pessoas que recebem a palavra de
forma Intelectual. -Estes são aqueles que vêm ao
culto apenas para analisar a palavra de forma científica, matemática, sem abrir
os olhos e nem os ouvido espirituais. Geralmente não tem as outras duas
características, nem sempre cantam, nem sempre dançam, apenas analisam para de
certa forma julgar o que está certo e o que está errado na palavra e nos irmãos.
4.) Pessoas que recebem a palavra de
forma Espiritual. - Estas são pessoas que reúnem as três
outras características, a física, a emocional e também a intelectual, elas cantam,
pulam, dançam, choram, riem, e porque não também analisam a palavra, porém há
uma diferença em especial nestas últimas. Elas permitem que a palavra
ultrapasse a barreira do físico e do emocional recebem a palavra em Espírito.
Estas pessoas compreenderam de forma espiritual Hebreus 4.12 onde aprendemos que a palavra de Deus é Viva e Eficaz, ou seja ela gera vida onde não tem vida, faz surgir o que antes não havia, tem poder para ressuscitar o que por ventura tenha morrido. Ela também é eficaz. De uma forma bem simples, eficaz significa: FUNCIONA! A palavra de Deus funciona e pode gerar efeitos além do físico e do emocional em sua vida! Creia nisto!
Mas para isto precisamos ser aperfeiçoados até chegarmos ao ponto de sermos elevados ao nível de cópia exata de Cristo. 2ª Coríntios 3.18 – Todos nós, com o rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem como pelo Espírito do Senhor.
Amados
a palavra de Deus nos informa em Mateus
24.10-12 que nos últimos dias, por causa da maldade o amor de muitos
esfriará, e com isto corrompemos Efésios
5.27 – Onde a igreja deverá apresentar-se
como igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e
irrepreensível. Alertem-se irmãos! A igreja está perdendo a capacidade de
ver o poder de Deus e você precisa se levantar e lutar contra isto. Deus quer
conceder adoração e poder proféticos na sua vida!
É ISTO QUE O SENHOR DESEJA PARA
NÓS! NÃO UMA PRESENÇA FÍSICA, NEM
EMOCIONAL, MAS UMA ADORAÇÃO ESPECIAL, SUPERIOR!
Vamos ver como o
apostolo Paulo poderá nos ajudar lendo, o livro de Efésios capítulo 3, a
partir do versículo 16 – Saulo, na
verdade Shaul, porque o “L” foi acrescentado pelo grego, e a partir do momento
em que teve os seus olhos abertos passou a chamar-se Paulo, autor da teologia
da graça, escrita de forma direta aos gentios, e portanto autor da teologia
gentílica da graça, nos escreve: Oro,
para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, 17 para que Cristo habite no coração de vocês
mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, 18 vocês
possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19, e
conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam
cheios de toda a plenitude de Deus.
Irmãos,
estamos falando de um inimigo, chamado desânimo
espiritual, estamos falando de uma dificuldade, a de receber a palavra de forma espiritual, e estamos falando de uma benção, compreender, a largura, o comprimento, a altura
e a profundidade do poder e do amor de Deus.
Paulo, através desta passagem nos ajuda a passar por todas estas etapas e atingir os nossos objetivos espirituais. No versículo 16 de efésios 3 a apóstolo Paulo, nos dá um importante ensinamento ao dizer: Oro, para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito. Paulo está ressaltando três características importantes na vida do crente para atingir estes objetivos. A primeira Intimidade, a segunda poder (poder é capacidade e autonomia para realizar determinadas tarefas) e Espírito, neste caso, a presença do Espírito Santo de Deus. Paulo está catequizando a igreja de Éfeso através da sua raiz gentílica, a mesma com a qual ele inspirou o Dr. Lucas quando escreve o seu evangelho e também Atos dos Apóstolos. Os irmãos vão perceber que Lucas tem uma forma diferente de escrever. Lucas, diferente dos autores judeus, está muito mais preocupado com situações e circunstâncias enquanto os outros estão mais preocupados com nomes e genealogias. E é exatamente no livro de Lucas, capítulo 4, onde vamos compreender melhor o que é intimidade, poder e presença do Espírito Santo.
No capítulo 3, Jesus havia sido então batizado, com a água, e com a presença do Espírito Santo, logo depois no capítulo 4 a palavra de Deus diz: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado (a tradução mais correta é impelido) pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo”. Amado irmão, veja como Jesus foi o deserto: Cheio do Espírito Santo. O deserto representa a nossa segunda-feira, o deserto representa o desânimo no qual somos tomados muitas vezes, porém o deserto também é um tempo de intimidade com Deus. É tempo de digerir a palavra recebida no domingo!
Quando temos a palavra, nós vencemos o inimigo, quando a palavra permanece, nós vencemos a segunda-feira! Nós vencemos o deserto! O diabo disse a Jesus: “Se és filho de Deus, manda esta pedra se transformar em pão”. O que é a Pedra? A pedra simboliza a base da fé no cristianismo, mas se a Pedra não se transformar em alimento do que adianta? Olha o que está acontecendo: O diabo astuto, está dizendo para Jesus. Faça com que a palavra se torne em pão, mas não o pão verdadeiro e sim um pão fermentado, e no deserto não se come pão fermentado! Mas Jesus tinha a palavra e sabia como espantar o poder do diabo. Nem só de pão viverá o homem! - (Deuteronônimo 8.3 diz: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus).
Logo depois Jesus é levado a um lugar alto e o diabo lhe mostra todos os reinos do mundo e diz: Se tão somente me adorares tudo será seu. Jesus no deserto está sendo tentando a deixar as coisas espirituais e partir e receber coisas naturais. Uma tentação muito comum na SEGUNDA-FEIRA, mas Jesus foi para o deserto cheio do Espírito Santo, e ele tinha uma defesa especial na ponta da língua e citando Deuteronômio 6.13 – Ele diz: “Adore o Senhor seu Deus, e só a ele preste culto”. Se você estiver cheio do Espírito, nenhuma tentação será capaz de mudar os seus planos!
Por último o Diabo leva Jesus a Jerusalém, o centro da adoração, e o coloca na parte mais alta do templo e diz: Se és filho do homem, joga-te daqui para baixo, pois está escrito (citando Salmos 9.11-12) – “Ele dará ordens a seus anjos e a seu respeito, para o guardarem; com as suas mãos eles o segurarão para que você não tropece em alguma pedra”. Aqui o inimigo está tentando estimular em Jesus um sentimento de morte. Quantos irmãos nós conhecemos, e que chegando à segunda-feira, querem se suicidar, um desejo vindo do nada, uma vontade de deixar tudo de lado. Mesmo se lembrando do centro da adoração em que estiveram, do poder e da unção que sentiram, ficam próximos de deixar morrer os seus sonhos e até mesmo colocar a sua vida na direção da morte. Porém, Jesus conhecia a palavra, e ele sabia que em Deuteronômio 6.16 estava escrito: “Não ponham a prova o Senhor teu Deus”. Quem está cheio do Espírito pode ir para o deserto, pode enfrentar a segunda-feira sem medo, porque Deus vai estar com você, ele vai segurar você e não vai te deixar tropeçar, Ele dará ordens aos anjos para te proteger. Não precisa de provas! Precisa de Fé!
EXALTE O NOME DO SENHOR!
Em Lucas 4.14 - Jesus sai do deserto, volta pra a Galiléia e a palavra de Deus diz que a sua fama se espalhou por toda aquela região. Mas tem um mistério aqui! Em Lucas 4.1 está escrito: “Jesus cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão...”, agora em Lucas 4.14 está escrito: “Jesus voltou para a Galiléia “No poder do Espírito”.
Para enfrentar a segunda-feira você
precisa sair no poder do Espírito! Para enfrentar o deserto, você precisa estar
cheio do espírito, e quando você voltar, você não vai estar cansado,
desanimado, você vai estar NO PODER DO
ESPÍRITO!
Agora preste
atenção, e veja como pessoas no poder do Espírito entram na igreja. Muitos
chegamos cansados, abatidos, tristes, com o tanque vazio, mas quem sai CHEIO DO ESPÍRITO, volta NO PODER DO ESPÍRITO.
Versículo
16 de Lucas 4, Jesus vai até Nazaré, onde havia sido criado, não necessariamente
a cidade onde havia nascido, pois se o fosse seria beikhalem (ou Belém) e bem no
Shabat ele então entra na sinagoga,
como era seu costume, para acompanhar o culto. Interessante, Jesus que é Jesus
ia para a igreja, enquanto muitos de nós achamos não ser necessário. O sábado é
para os judeus ortodoxos, o mesmo que é o domingo, para os católicos, ou a
sexta para os muçulmanos, é dia de ouvir a palavra de Deus. E no sábado, ou no
shabat que o judeu entra na sinagoga e recebe o chamado parashat. Aprenda isto:
Parashat significa “porção semanal”. Então aquela palavra recebida, no sábado
vai passar toda a semana sendo digerida, estudada, meditada até que chegue
então o próximo sábado. Eis uma das dificuldades na vida do crente moderno. Nós
ouvimos a palavra, mas não a digerimos durante a semana. São poucas as pessoas
que anotam o que ouvem, muito menos as que guardam aquilo que ouviram.
Jesus
está na sinagoga e antes do habbino ler o parashat e dada a oportunidade a
alguém de forma aleatória, levantar-se e ler uma passagem do pergaminho, e é
exatamente esta porção que relata o versículo 17 de Lucas 4. – “Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaias”
– O pergaminho é entregue fechado, de forma que ninguém sabia qual palavra
estava nele, mas Jesus entrou na sinagoga NO PODER DO ESPÍRITO, e quando
estamos cheios do Espírito e no poder do espírito a profecia se cumpre - “Jesus
abre o livro sagrado”, profere as palavras sagradas “Baruch et Adonai hamevorach” – “Bendito seja o Eterno, que é bendito para todo o sempre” e começa a
dizer as palavras. Qualquer outra pessoa teria lido, mas ele não precisava ler,
porque em João 1.1 – está Escrito, no princípio ele era o verbo e
o verbo se fez carne, então Jesus é a palavra! – Eu creio pela revelação do
Espírito Santo que Jesus, segura aquele pergaminho, fita os olhos no habbino, e
em todos os outros da sinagoga e começa a proferir as palavras: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque
ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar
liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os
oprimidos e proclamar o ano da graça ao Senhor”.
SE VOCÊ FOR CHEIO DO ESPÍRITO, VAI SAIR DAQUI NO PODER DO ESPÍRITO, E ELE ESTARÁ SOBRE VOCE, ATRAVÉS DE VOCÊ A PALAVRA VAI SER REVELAR, ACONTECERÃO MILAGRES, CEGOS VÃO ENCHERGAR, SURDOS VÃO OUVIR, PARALÍTICOS VÃO ANDAR. SEJA CHEIO DO ESPÍRITO!
Jesus foi para o deserto cheio do Espírito, entrou na sinagoga no poder do Espírito, pregou a palavra de Deus e impactou a pessoas que estavam ali. Agora veja o que acontece com Jesus, e veja o que pode acontecer com você!
Lucas
4.31 - Jesus vai
a Cafarnaum, e palavra diz que quando ele ensinava todos ficavam maravilhados
porque pregava com AUTORIDADE. Autoridade
precisa ser confirmada! Dentro de uma sinagoga em Cafarnaum um homem é tomado
por um demônio. O demônio olha para ele e diz: O que queres conosco, Jesus de
Nazaré, vieste para nos destruir? Sei quem tu és: O SANTO DE DEUS!
SEJA CHEIO DO ESPÍRITO, FIQUE NO
PODER DO ESPÍRITO E A SUA AUTORIDADE VAI SER RECONHECIDA NA TERRA NOS CÉUS, E
NO INFERNO. PODERÁ VIR O “DEMONIO” QUE FOR NÃO VAI SUPORTAR A PODER DA TUA
PRESENÇA
EU PROFETIZO AGORA SOBRE A TUA
VIDA! ESTE DEMÔNIO DE DESÂNIMO QUE TEM TE ATORMENTADO NA SEGUNDA-FEIRA, VAI
RECONHECER A TUA AUTORIDADE E BATER EM RETIRADA EM NOME DE JESUS!
Pastor! Esta não
valeu, ele estava dentro da Sinagoga!
Lucas 4.38 (e diante) Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Jesus se abaixa repreende a febre, a mulher se levante e passa a servir, volta a trabalhar!
SAIA DA IGREJA NO
PODER DO ESPÍRITO E PELO PODER DA SUA AUTORIDADE, MUITOS SERÃO CURADOS, E
BUSCARÃO A OBRA DE DEUS!
Você acha pouco: Logo depois Jesus cura leproso (doença espiritual - exaltar), um paralítico (escravidão - exaltar) , o servo do centurião (poder - exaltar) e para arrematar, ressuscita um morto, o filho da viúva de Naim.
Nós
já aprendemos como vencer desânimo
espiritual, como receber a palavra
de forma espiritual, agora vamos
finalizar recebendo a benção, compreender,
a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do poder e do amor de
Deus. Se você puder guardar isto no seu coração, não vai ter segunda, nem
terça, que possa afligir a sua vida, não vai ter deserto que te assuste.
Receba esta benção hoje em nome de Jesus
Largura – Um objeto pode adentrar em um determinado espaço dependendo da sua largura, de forma que largura se refere ao poder de adaptação. Querido você precisa ter a largura de Cristo sendo santo se fez homem, sedo rico viveu entre os pobres, e sendo o primeiro se fez o último! Para ficar no poder do Espírito você precisa ter poder de adaptação independente do momento ou da situação. Filipenses 3.13 – “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa eu faço; esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14. prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus!”
Comprimento – Comprimento significa distância. Genesis 13.17 – “Levanta-te percorre esta terra o seu comprimento e na sua largura,
porque a ti te darei”. O crescimento do ser humano é medido conforme o
comprimento que atinge. Apocalipse 21.16
(a nova Jerusalém) – “O comprimento e
a largura da cidade eram idênticos”. Isto quer dizer que o seu crescimento
espiritual deve ser conforme o seu conhecimento a respeito das coisas do
espírito, nem mais e nem menos.
Altura e
profundidade – A
palavra altura, assemelha-se a nível e profundidade assemelha-se ao
desconhecido, o que ainda não foi visto. Quando o competidor vence uma partida
ou um combate, ele sobe ao nível mais alto do podium. Porém, não se pense que
ele vive no podium o tempo todo! Efesios
4.9 – O que significa “ele subiu” senão
que também havia descido às profundezas da terra. Você é herdeiro da
altura e da profundidade de Cristo, você tem autoridade de descer até as
profundezas enfrentar o inimigo e sair vencedor! Altura e profundidade é a sua capacidade de viver o físico e o
espiritual de forma equilibrada e santa! Altura
e Profundidade é como a escada de
Jacó e onde o primeiro degrau está na terra e o quarto está os céus!
O primeiro é FÍSICO! Gênesis 28.13 – Jacó, Eu sou o Senhor, Deus de seu pai Abraão e Isaque e lhe darei a terra na qual estás deitado!
O segundo é EMOCIONAL! Gênesis 28.15 – “Estou com
você e cuidarei de você, aonde quer que vá; Eu o trarei de volta a esta terra.
Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”
O terceiro é INTELECTUAL! Gênesis 28.16 – “Sem dúvida o
Senhor está neste lugar, mas Eu não
sabia!” – Agora ele sabe! Agora ele conhece! E Você também!
O quarto é ESPIRITUAL! Gênesis 28.20 – Então Jacó
fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou
fazendo, manter a minha provisão, e me trazer de volta à casa do meu pai, então
o Senhor será meu Deus, e esta pedra (olha a pedra de novo!) que hoje coloquei
como coluna servirá de santuário!”
OREMOS AGORA PARA VOCÊ QUE ENTROU
AQUI SAIA NO PODER DO ESPÍRITO E NENHUMA SEGUNDA-FEIRA VENHA ROUBAR A PALAVRA
QUE FOI CRAVADA NO SEU CORAÇÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário